A Prefeitura do Rio, por meio da Subprefeitura da Zona Norte, realizou, na última quinta-feira (15/01), durante uma operação de ordenamento urbano, a demolição de uma construção irregular no Largo da Penha, na Zona Norte da cidade.
A ocupação ilegal do espaço público, que se estendia pela calçada, ficava próximo ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Penha, mais conhecida como Igreja da Penha, cartão postal da região, que recebe diariamente centenas de turistas e fiéis.
O local, que também se localizava ao do Ecoponto Merindiba, da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), servia como garagem de carros e reunia grande acúmulo de lixo e bens inservíveis, em condições insalubres que ofereciam risco à saúde pública.
O responsável pela irregularidade foi autuado e recebeu o prazo de 5 dias para desapropriar o espaço.
“Vamos seguir fiscalizando e combatendo essas irregularidades em toda a Zona Norte. Essa ação também atende a inúmeros pedidos e denúncias de moradores. Não vamos tolerar “puxadinhos”, ainda mais com vetores de risco à população, como roedores, baratas, mosquitos e água parada. Não podemos permitir essa desordem e tanto lixo acumulado, sobretudo ao lado de um Ecoponto, em um bairro que possui 4 pontos de coleta gratuita e descarte ordenado de resíduos pela Comlurb.
Além da Subprefeitura da Zona Norte, participaram da ação a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a Comlurb e a Guarda Municipal.
Para localizar os Ecopontos e serviços de descarte regular e ordenado, a população pode entrar em contato com o Portal 1746 da Prefeitura, buscando por “Ecopontos” no site da Comlurb para encontrar o local mais próximo.





