Clima Hostil

Tempestade força retorno de flotilha com Greta Thunberg rumo a Gaza

Expedição que partiu de Barcelona com ajuda humanitária foi interrompida por ventos fortes; organizadores avaliam nova tentativa nos próximos dias.
Expedição humanitária com Greta Thunberg e Ada Colau volta a Barcelona após tempestade no Mediterrâneo. Missão levava suprimentos para Gaza.
Reprodução
Por JR Vital JR Vital — Analista Geopolítico
JR Vital
JR Vital Analista Geopolítico
● Fato Verificado

Jornalista do Diário Carioca.

A Global Sumud Flotilla, expedição internacional que zarpou de Barcelona neste domingo (31) com destino à Faixa de Gaza, foi obrigada a retornar poucas horas após a partida devido a uma tempestade no Mediterrâneo. Ventos superiores a 30 nós (cerca de 56 km/h) inviabilizaram a navegação segura das cerca de 20 embarcações envolvidas.

https://twitter.com/GlobalSumudF/status/1962442241697362184

A flotilha transportava alimentos, medicamentos e suprimentos essenciais, em meio à grave crise humanitária enfrentada pela população palestina sob bloqueio israelense. Entre os participantes estavam a ativista climática sueca Greta Thunberg e a prefeita de Barcelona, Ada Colau, além de parlamentares e representantes de organizações de direitos humanos.

O objetivo da missão vai além da entrega emergencial de ajuda: o movimento busca pressionar governos europeus a reverem suas relações com Israel. Organizações internacionais denunciam que Gaza sofre com escassez crítica de alimentos e remédios. Israel, por sua vez, nega que haja uma política deliberada de fome contra os palestinos.

De acordo com nota divulgada nesta segunda-feira (1º), os organizadores avaliarão uma nova janela de saída assim que as condições climáticas permitirem. Enquanto isso, seguem as articulações diplomáticas e políticas em torno da missão, vista como um gesto simbólico de solidariedade internacional ao povo palestino.

JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações, como Visto Livre Magazine, Folha do Centro, Universo Musical, Alô Rio e outros.

Don't Miss