Em um momento histórico, foi celebrado na tarde desta sexta-feira (16) na sede do Instituto Terra do Saber, em Itaipuaçu, distrito de Maricá, o convênio entre o Esporte Clube Originários, time de futebol formado 100% por atletas indígenas, e o Ceres Futebol Clube, para a disputa do Campeonato Carioca da Série C.

O planejamento inclui treinos regulares, alojamento para atletas, sendo que cerca de 80% do elenco deve ser formado por jogadores de fora do estado do Rio de Janeiro, além de alimentação e acompanhamento contínuo. Os jogos serão em Maricá e em Bangu.

Estiveram presentes na assinatura do contrato o presidente do Originários, Tupã Darci Nunes, o presidente do Ceres, Winston Soares, o presidente do Instituto Terra do Saber, que firmou convênio para ajudar administrativamente o clube, Anderson Terra, e demais membros das duas equipes.
Para o Tupã Darci Nunes, o momento é de celebração, trabalho e de realização de um sonho.

“É a realização de um grande sonho. A oportunidade do indígena ter voz, ter representatividade no esporte. Acreditamos muito neste projeto, nesses guerreiros que vem para ajudar o clube, pensando lá na frente que poderemos ter um indígena jogando em grandes clubes. Isso é um sonho de milhares de indígenas que tem esse desejo e não tinha oportunidade e o povo indígena ama futebol. Nossos jogadores irão carregar a ancestralidade de mais de 300 povos e vão fazer a diferença”, celebrou Tupã.





