Jornal diz que Israel conversa secretamente com a Indonésia sobre normalização

Por ● Fato Verificado JR Vital — Analista Geopolítico Leia também Lula e Trump selam trégua tarifária e articulam visita a Washington Delcy Rodríguez desafia Washington e afirma que destino da Venezuela não aceita tutoria estrangeira JR Vital Analista Geopolítico Jornalista do Diário Carioca. 𝕏 in Publicado em 07/09/2023 · Atualizado em 10/01/2026 Autoridades israelenses estão mantendo “conversas confidenciais” com a Indonésia com o objetivo de melhorar as relações diplomáticas entre os dois países, de acordo com uma reportagem do jornal israelense Yedioth Ahronoth. O relatório observa que a normalização entre o maior país de maioria muçulmana do mundo e o
Por JR Vital JR Vital — Analista Geopolítico
JR Vital
JR Vital Analista Geopolítico
● Fato Verificado

Jornalista do Diário Carioca.

Autoridades israelenses estão mantendo “conversas confidenciais” com a Indonésia com o objetivo de melhorar as relações diplomáticas entre os dois países, de acordo com uma reportagem do jornal israelense Yedioth Ahronoth.

O relatório observa que a normalização entre o maior país de maioria muçulmana do mundo e o estado de ocupação poderia se concretizar após as próximas eleições para a presidência da Indonésia em fevereiro de 2024.

Como o atual presidente Joko Widodo já foi eleito para dois mandatos, ele não poderá concorrer a um terceiro. Widodo, de acordo com a política de longa data de Jacarta, manteve uma postura hostil em relação a Israel durante todo o seu mandato. O apoio do país à Palestina é considerado obrigatório pela Constituição de 1945, cujo preâmbulo afirma que: “Considerando que a independência é o direito inalienável de todas as nações; portanto, o colonialismo deve ser abolido no mundo, pois não está em conformidade com a humanidade e a justiça.”

Apesar disso, e das repetidas negações do governo indonésio de qualquer contato com Israel, a Ynet informa que Israel mantém “canais discretos de comunicação com partes interessadas em melhorar as relações entre os dois países. Eles também se envolvem em colaborações comerciais, turísticas e de segurança”.

Citando uma autoridade israelense anônima, o relatório também afirma que a Indonésia teme uma reação inevitável do público, tornando mais provável que Jacarta siga o exemplo da Arábia Saudita em vez de agir unilateralmente.

O funcionário acrescentou que persuadir a Indonésia a normalizar as relações seria um desafio, dada a composição de extrema direita do atual governo israelense.

Do Monitor do Oriente Médio

JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações, como Visto Livre Magazine, Folha do Centro, Universo Musical, Alô Rio e outros.

Don't Miss