Uma cena de violência chocou os passageiros de um voo da Southwest Airlines, nos Estados Unidos, na segunda-feira (16 de junho). Uma brasileira foi brutalmente agredida por uma passageira americana, que se recusou a sentar ao lado dela, alegando que a mulher era “gorda demais”.
O voo partia de Nova York com destino a Kansas City, quando a agressora, identificada como Leanna Perry, perdeu o controle, partindo para ofensas, empurrões, socos, chutes, puxões de cabelo e até cusparadas no rosto da vítima, que não reagiu às agressões.
Vídeos registrados por outros passageiros mostram claramente a brasileira, falando em português, sendo alvo de comentários ofensivos e gordofóbicos. Em uma das gravações, é possível ouvir a agressora gritar: “Olha essa vadia gorda. Hilário”, enquanto ataca a vítima com violência física e verbal.
Funcionários da companhia aérea tentaram conter Leanna, com ajuda de outros passageiros, mas a situação só foi controlada quando ela foi retirada da aeronave. Somente após sua retirada o voo pôde decolar.
De acordo com as autoridades, Leanna Perry foi detida ainda no aeroporto, conduzida inicialmente a um hospital para avaliação, e em seguida encaminhada ao Departamento de Correções de Nova York. Ela vai responder criminalmente por agressão agravada.
A companhia aérea informou que o episódio está sob responsabilidade das autoridades locais e, até o momento, não emitiu qualquer comentário oficial sobre o caso.
O Carioca Esclarece
Nos Estados Unidos, crimes de ódio e agressões físicas em ambientes públicos, incluindo aviões, são punidos com rigor, podendo gerar penas de prisão, multas pesadas e restrições futuras para voos.





